DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO:
Nome: InTCC Rio – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar
Endereço: Av. das Américas, 3301, bloco 05, salas 106 e 107. Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Telefones: (21) 3647-0045 / 3647-0046/ (21) 99890-7106
Email: estagio@intccrio.com.br
Site: www.intccrio.com.br
Nome dos Responsáveis pela Instituição: Psiq. Ricardo Nogueira Krause e Psiq. Luiz Prado – Diretores Médicos, Psic. Renato Maiato Caminha e Psic. Elaine Chagas – Diretores de Ensino Psic. Adriana Selene Zanonato e Psic. Henriette Barqueta – Diretora do Ambulatório.
O local e seu contexto: A equipe que integra o InTCC Rio – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar possui longa tradição de ensino, pesquisa e prática clínica nas áreas das Terapias Cognitivo-Comportamentais e da Terapia Familiar, com uma visão abrangente e integradora. Localiza-se no Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca e conta com um espaço amplo, agradável e aconchegante, onde funcionam Cursos de Especialização, de Formação e aprimoramento profissional, bem como Estágios de Psicologia. Com o mesmo espírito de seriedade e dedicação que a equipe sempre trabalhou, construiu uma sede que possui confortáveis salas de aula e de atendimento, um auditório e uma biblioteca. A equipe do InTCC Rio sente-se realizada e orgulhosa com essa conquista e espera recebe-lo (la) com todo o carinho que sempre dedicamos a nossos colegas, alunos e pacientes.
IDENTIFICAÇÃO DOS PSICÓLOGOS SUPERVISORES RESPONSÁVEIS:
Elaine Chagas CRP 05/42912 e Henriette Barqueta CRP 05/50010
Telefones: (21) 98131-2701 (21) 99403-1612
Email do Instituto: estagio@intccrio.com.br
Horários da Instituição: Das 8h às 20h, de segunda à sexta e sábados das 8h às 18h.
Número de estagiários: 10 vagas
Carga horária semanal exigida: 20 horas
Tempo de duração do estágio: um ano, de agosto à agosto do ano seguinte.
Época prevista para início de estágio: setembro de 2019
Época prevista para final do estágio: final de agosto/2020
Período de férias: mês de janeiro
Data da seleção para próxima turma: Tipo de Bolsa ou previsão de auxílio fornecido ao estagiário: muito aprendizado.
ATIVIDADES PREVISTAS PARA O ESTÁGIO: O estágio será predominantemente clínico, composto de alguns seminários teórico-clínicos de embasamento nas áreas de Terapia Cognitivo-Comportamental e de Terapia Familiar. Além disso, haverá observação de práticas clínicas em espelho unidirecional e de vídeos de entrevistas, além de atendimento de casos selecionados em nosso Ambulatório, supervisionados em pequenos ou grandes grupos.
Espera-se que, nesse ano de estágio, o aluno conheça bem cada uma dessas áreas de atividade e tenha obtido um bom aprendizado das práticas clínicas em cada uma delas. O estagiário deverá participar de seminários preparados especialmente para seu grupo, além de assistir práticas clínicas em espelho e ao vivo, juntamente com alunos dos Cursos de Especialização. Também deverá poder receber dois a três pacientes, que serão atendidos por ele, sob supervisão.
As linhas teóricas principais que fundamentam nossa Instituição – caracterizada por um enfoque integrativo – são a Psicologia Cognitivo-Comportamental, as Teorias Sistêmicas de Família e as Terapias Contextuais, além de outros aportes que possam enriquecer esses dois enfoques, como os fundamentos psicodinâmicos que a maior parte dos professores também utilizam para o entendimento dos casos.
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: Carga horária semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da demanda do aluno e horários de supervisão
Forma de supervisão: em grupo.
AVALIAÇÃO: A avaliação no InTCC costuma ser feita através de diversos elementos: – Avaliação da postura e comprometimento do estagiário – Avaliação de seu trabalho clínico através da supervisão – Auto avaliação do estagiário – Conceitos de 0 a 10
ANDOLFI M. A Linguagem do Encontro Terapêutico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. Caps. 2 a 6. BECK, Aaron; FREEMAN, Arthur; DAVIS , Denise e col. Terapia Cognitiva dos Transtornos de Personalidade. 2ª E.d. Porto Alegre: Artmed, 2005. BECK, Judith. Terapia Cognitiva para Desafios Clínicos: o que fazer quando o básico não funciona. Porto Alegre: Artmed, 2007. BECK, Judith. Terapia Cognitiva: Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed, 1997. BOSCOLO, Luigi e BERTRANDO, Paolo. Terapia sistêmica individual. Amorrortu editores: Buenos Aires, 2000. BREULIN, D. SCHWARTZ, R. E KARRER, Betty. Metaconceitos: transcendendo os modelos em terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. CAMINHA, Renato (org). Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais: Teoria e Prática. São Paulo, Caso do Psicólogo, 2003. CARTER B.; MCGOLDRICK M. Genetogramas e o Ciclo de Vida Familiar. IN: As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. Cap. 8. DSM-IV. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 4ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 1995. FALCETO, Olga. Terapia de Família. IN: CORDIOLI, Aristides V. Psicoterapias – Abordagens Atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008. Cap. 13. FISHMAN C. Tratando Adolescentes com Problemas: uma abordagem da terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. Cap. 2. GROISMAN M. O Modelo Sistêmico-Vivencial. IN: GROISMAN M. Histórias Dramáticas. Rio de Janeiro: Ed. Rosa dos Tempos, 2003 pp. 21 a 48. KNAPP, Paulo & col. Terapia Cognitiva na Prática Clínica. Porto Alegre: ARTMED, McNAMEE, Sheila e GERGEN, Kenneth J. A terapia como construção social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. Cap. 2. MINUCHIN S.; FISHMAN C. Técnicas de Terapia Familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. Todos os capítulos. PRADO, Luiz C. ZANONATO, Adriana. A abordagem cognitivo-comportamental com casais e famílias. Revista Brasileira de Terapia Familiar, Ano I, n° 1, 2008. RANGÉ, Bernard Pimentel. Psicoterapia Cognitivo-Comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2001. Cap 24: disfunções sexuais, Antonio Carvalho.